quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A roupa certa para cada ocasião


Alguns convites de festas indicam o traje a ser usado. Esta é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente à ocasião, evitando constrangimentos de estar arrumado demais ou de menos. Selecionei algumas dicas para facilitar essa tarefa, já que estamos em época de muitas festas:


Traje Esporte:

É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis. A calça jeans está liberada desde que não seja rasgada/desbotada. Moletom ou bermuda nem pensar. Ideal para aniversários, festas infantis, batizados, almoços, exposições.


Homens - o básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Sapato preto ou marrom básico.

Mulheres - tecidos mais rústicos (algodão,crepe,linho), saia e blusa, vestido simples ou calça comprida. Sapatos baixos ou de salto médio. Crie um visual prático e descontraído.


Traje Passeio (ou alto esporte ou Tenue de Ville):

É um pouco mais formal, geralmente indicado para almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis, jantares e casamentos.


Homens - Blazer com calça social, camisas em cores claras e listras finas, gravatas coloridas, ou seja, mais informal mesmo.

Mulheres - Túnicas, pantalonas, vestidos, terninhos, saltos médios, bolsas mais discretas. Forme um visual mais cuidado mas sem exagero.


Traje Passeio Completo (ou Social):

Este traje exige formalidade completa e é solicitada em jantares, casamentos ou eventos de porte maior.


Homens - Terno escuro, bem alinhado, gravata fina e discreta. Camisa é social branca ou azul bem clarinha. Sapato clássico preto.

Mulheres - Conjuntos ou Tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes grandes fendas e bordados), longuetes ou curtos, saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres como a seda, crepe, musseline e acetinados.

Echarpes ou xales são bons acessórios desde que discretos. Use jóias, pérolas ou bijuterias finas.


Traje Black Tie (ou Gala):

É o traje das grandes festas, bailes de gala, premiações, formaturas.


Homens - Smoking, gravata borboleta e faixa preta. Sapato e meias pretas.

Mulheres - Vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos (brocados, tafetás, shantungs...). É a vez dos decotes, transparências e bordados. Saltos altos, meias finíssimas, carteiras ou bolsinhas delicadas. Para amenizar o frio, estolas, echarpes e mantôs. Jóias preciosas saem do cofre, mas sem excessos.


By: Glória Kalil e Claudia Matarazzo

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi muito útil esse informativo.
Legal.