terça-feira, 3 de março de 2009

Organize-se II


Aqui você vai ver dicas de como organizar seu quarto da melhor maneira possível. E a cada dia, um cômodo da casa. Tudo pra facilitar a sua vida.


O quarto

Se usássemos o quarto somente para dormir, para arrumá-lo bastaria fazer a cama, mas também o usamos para trocar de roupa, ver televisão, entre outras atividades.

Se ao chegar, você tem medo de entrar em seu quarto com a luz apagada e tropeçar nos objetos e roupas que estão espalhados pelo chão, ou de olhar debaixo da cama e dentro do armário, chegou o momento de iniciar a busca pela tranqüilidade, até porque o quarto é o seu lugar de descanso.

Esse ambiente deve transmitir serenidade, conforto e demais condições para proporcionar uma boa noite de sono.


1°-Arrume sua cama

Para manter o quarto sempre organizado, comece arrumando a cama imediatamente após se levantar, todos os dias. Isso toma pouco mais do que um minuto, e torna o local convidativo para a próxima noite de sono. Além disso, esse hábito atribui ao cômodo uma maior sensação de frescor, limpeza e organização. Após fazer isso, a ordenação do espaço restante é extremamente facilitada.


2°-Deposite sua roupa de cama em locais apropriados

Mantenha as peças dos jogos de lençóis juntas e guarde tudo próximo à cama, em gavetas acopladas à cabeceira da própria cama, ou em cômodas e armários.


3°-Guarde com cuidado seus edredons e cobertores

Certifique-se de que os edredons e cobertores estão limpos antes de guardá-los e ponha sachês entre eles para mantê-los perfumados e frescos. Os edredons devem ser enrolados com folga e não ponha nada pesado sobre eles para não prejudicar o acolchoado.


4°- Utilize fronhas de boa qualidade

Nos travesseiros, tente substituir os revestimentos simplesmente decorativos por fronhas de boa qualidade, que ainda possam cumprir o papel decorativo, sem a necessidade de serem retiradas todas as noites e recolocadas pela manhã.


5°-Deixe seu criado-mudo livre de bagunça

Em seu criado-mudo, deixe apenas o livro ou revista que você está lendo no momento. Guarde o restante na pasta ou estante apropriada. Livre-se também do excesso de colônia e perfumes que tem em seu quarto. Guarde apenas aqueles que você realmente gosta e usa.


6°-Mantenha sempre os objetos no mesmo lugar

Tudo o que você tem em seu quarto deve ter um espaço específico, pois tudo que não tem seu cantinho certo se perde facilmente. Por exemplo, se você decidir que o lugar de colocar o seu relógio é uma caixa de jóias, ela deve estar sempre no mesmo lugar.


7°-Delimite espaços de responsabilidade e uso

Cada pessoa da casa deve ser a responsável por seu próprio quarto, cama, guarda-roupas e gavetas. Se o quarto não é só de uma pessoa, cada um deve arrumar a parte que ocupa. Para tornar essa tarefa mais simplificada e transmitir uma maior sensação de organização ao cômodo, equipe as camas com gavetas, suportes para livros, escrivaninha e outros acessórios, de modo que um único móvel atenda a maior parte das necessidades antes atendidas por vários deles.



(fonte: OZ organize sua vida)

Um comentário:

Priscila Oliveira disse...

Oi Pri.. Adorei a dica, vou usar algumas!!!!Bjus...